terça-feira, 20 de março de 2007

Velas-Como Fazer


Velas

Para dar brilho às velas pode esfregar com uma meia de nylon ou usar o verniz para velas. Com verniz, fica muito bem, principalmente nas velas feitas com formas.
O gel pode ser reutilizado, é só derreter de novo e coar (coador de papel mesmo com o gel não muito quente). Depois pode tingi-lo pois ele vai estar um pouco "sujo".Alguns elementos turvam o gel. A areia deve ser bem lavada em uma peneira fininha, pois tem um pozinho. As conchas também devem ser lavadas e passadas em óleo mineral, depois secadas. Se usou essência, nem todas servem, algumas turvam o gel.Também é bom vedar a areia com um pouco de gel, deixar endurecer e só depois completar a decoração.
Velas simples


Vamos fazer umas velas simples, daquelas sem grandes sinais de muita arte e engenho. O mais importante é o material. Tens de ter parafina (quantidade depende do tamanho da vela que pretendes fazer), pavio, vaselina (todo este material pode ser adquirido em qualquer drogaria), dois tachos, fogão, molde (recipiente de vidro, metal, madeira ou mesmo copos de plástico), palito e termómetro de açúcar (opcional) - estes podes pedir emprestados à tua mãe, não vais comprar um fogão só para ti!
Agora arregaça as mangas e mão à obra, ou seja, à vela! Começas por derreter a parafina em banho-maria (colocas um pouco de água no fundo do tacho e colocas o outro tacho dentro desse de modo a que a água não entre. E levas ao lume).
Cuidado com a parafina! Sempre que estejas a derreter parafina cria um ambiente arejado, e fá-lo sempre com lume baixo. Se começar a deitar fumo, desliga o lume, é sinal que aqueceu de mais. Assim que a parafina atingir uma temperatura entre os 83ºC e os 92ºC, retira-a do lume e vaza-a no molde, previamente untado com vaselina.
Tem muito cuidado pois estás a trabalhar com materiais muito quentes e podem causar queimaduras dolorosas. O molde deve estar já equipado com o pavio. Há várias formas de o colocar, a mais fácil é atravessar um palito comprido na boca do molde e atar ao centro o pavio de modo a que este fique caído. Tu de certo descobrirás uma forma mais prática e que te dê mais jeito.
Quando fores a vazar a parafina para o molde, se este for de vidro ou cerâmica tens de ter o cuidado de o colocar sobre uma base de madeira ou pano para não correr o risco de partir com o calor. Depois é só esperares que fique totalmente fria para a poderes usar. Não penses em colocá-la no congelador para ser mais rápido, ela pode estalar. Em alternativa podes colocá-la num recipiente com água fria. Para desenformar a tua linda velinha, mergulhas a vela, molde e tudo em água morna. Para lhe dar um brilho final, podes passar com uma espátula quente a toda a volta. Vais ver que o resultado final vale todo o trabalho.
Velas Coloridas e cheirosas

Para fazeres as tuas próprias velas aromáticas fazes a vela como se fosse uma vela simples, e quando ela já estiver quase a atingir a temperatura ideal, acrescenta a essência escolhida - deve ser na quantidade de 10% do total da mistura. A essência só deve ser colocada quase no fim para não correres o risco desta evaporar com o calor.
Colorir velas é da mesma forma. Percorres todos os passinhos para as velas simples, e quando estiveres a derreter a parafina juntas o corante que desejas. Quanto maior for a quantidade de corante mais forte vai ser a cor final.
É claro que podes fazer velas coloridas e cheirosas ao mesmo tempo, juntando os dois processos.
Velas de Gel

As velas de gel são um pouco diferentes. O molde fica como suporte da própria vela, por isso deves escolher recipientes bonitos. Para criares as tuas velas de gel terás de ir novamente à drogaria com uma lista de compras: parafina gel, pavio próprio para parafina gel, e um ilhós. Fora isso podes usar o mesmo tacho, o mesmo fogão e um recipiente. Começas por partir a parafina em pequenos pedaços para dentro do tacho. Esta não necessita de ser aquecida em banho-maria, mas tens de ter mais cuidado, pois é mais inflamável que a parafina normal. Aquece-a em lume brando até que derreta completamente. Entretanto coloca o ilhós no pavio próprio para parafina gel (os outros pavios apagam-se com facilidade nesta parafina), e ata-o ao palito como fizeste para as outras velas, ficando a parte com o ilhós assente no fundo do recipiente. Coloca um pouquinho de gel no recipiente para o pavio agarrar ao fundo, esperas um minuto e enches com o resto da mistura. Esperas que arrefeça e toca a alumiar as noites escuras de Inverno.
Velas Originais

Agora que já sabes fazer velas simples podes dar largas à tua imaginação. Recorre aos mais diversos tipos de moldes (conchas, búzios, estrelas-do-mar, copos, taças, caixas, garrafas, latas e frascos), deixa voar a tua imaginação.

Cria caixas com cascas de madeira, colando-as com cola-tudo, mas depois não retires o molde. A madeira servirá de candelabro! O mesmo se aplica às conchas e estrelas-do-mar, ou latas e frascos!
Faz velas de diferentes cores. Para isso só tens de fazer a vela por diversas fases, como se faz um pudim de dois sabores. Fazes uma mistura de uma cor, vertes para o molde e deixas arrefecer. Fazes outra mistura e vertes por cima da anterior. E assim sucessivamente. Com cores e cheiros diferentes em cada camada. Podes fazer velas com flores, frutos secos, parafusos e anilhas, moedas, peças de lego, botões, o que tu quiseres. Para isso só tens de fazer a vela da forma normal, acrescentando a essência e cor pretendida. Depois de verteres a parafina, colocas lá dentro, com a ajuda de pauzinhos, os elementos decorativos, empurrando-os para as paredes do molde, enquanto o material anda está quente. Deixa secar e desenforma-a com água morna, et voilá! Velas lindas e originais.
Se és muito criativo podes ainda fazer velas de areia. Ou seja usas a areia para fazer os moldes para as tuas velas. Só precisas de areia húmida e de um alguidar. Fazes o molde que quiseres na areia (escusado será dizer que a areia deve estar dentro do alguidar), e fixas o pavio. Depois vertes a parafina para dentro do molde, deixas secar e sai mais uma linda vela dessas tuas mãos habilidosas.
Agora já podes acrescentar mais uma habilidade ao teu já tão vasto currículo. Um hobbie que vai de certeza fazer as delicias de muita gente que te rodeia.

Nenhum comentário: