segunda-feira, 19 de março de 2007

Pintura em Madeira-Como Fazer


PINTURA EM MADEIRA - COMO FAZER

Alguns detalhes devem ser observados antes de iniciar a pintura de uma peça ou objeto, seja em madeira, gesso, resina, etc. Procure e utilize sempre todos os meios e cuidados para fazer um trabalho de qualidade. Afinal, seu nome artístico deve estar ligado a trabalhos de beleza impar. Sejam as imperfeições da madeira, a aplicação do produto errado ou sua má aplicação, o resultado final não será adequado. No processo final da preparação da madeira, ao lixar, tenha paciência em cada detalhe. Do primeiro contato com a peça de madeira até a última secagem de cera, tinta ou verniz, a atenção deve ser redobrada, não se descuide de nenhum detalhe. Os produtos indicados nesta página estão à venda na soliarte.
Existe um produto moderno, produzido com alta qualidade, que está se firmando no mercado para acabamento de peças a nível profissional. Praticamente, é aplicado em uma só demão, deixando o produto final perfeito. Este produto poderá ser colocado em qualquer ambiente, mesmo na mesa de alto executivo. Estamos falando da Pátina Cera Mural. As possibilidades de acabamento e combinações são fantásticas. Um produto agradável de se trabalhar e com alto rendimento (acaba saindo mais em conta que as tintas). Aos poucos, você poderá adquirir um leque de cores, solventes, pastas metálicas prata e ouro. O pincel utilizado para sua aplicação é da linha popular da Tigre (cabo amarelo). O mais interessante é que o custo da Pátina Cera é um pouco maior, porém, o rendimento é muito superior ao da tinta PVA ou acrílica. Após montar sua base de produtos para Pátina Cera o custo ficará bem abaixo das tintas.
Deve-se seguir as orientações dos fabricantes de tinta? Segundo os fabricantes, a tinta correta para madeira é o esmalte sintético (hoje já existe esmalte com solvente à base d’água) ou o verniz. Como a madeira normalmente apresenta imperfeições, é recomendado utilizar uma base niveladora (normalmente sintética). Ainda, segundo os fabricantes, deve-se aplicar o esmalte sintético após a base niveladora. Os artesãos, para simplificar seu trabalho mandam bala no Látex – PVA ou tinta acrílica comum. As peças ficam bonitas mesmo aplicando diretamente o PVA. O ideal nos casos de aplicação em madeira de qualidade inferior (exceto verniz) é utilizar a base niveladora, pois protege mais a madeira e facilita futura mudança de projeto, onde se queira, por exemplo, envernizar a peça. Nas peças feitas em MDF utilize diretamente o PVA, sem utilizar a base niveladora. Não se esqueça que o acabamento da peça será de modo usual. O ideal para um acabamento profissional é utilizar a Pátina Cera, recomendamos da marca Mural.
Deve-se seguir as informações constantes nos rótulos das embalagens das tintas? As dicas dos fabricantes de tintas para tempo de secagem, e outros cuidados com a mesma, devem ser seguidas à risca. Sempre leia todas as informações impressas nas embalagens antes de iniciar qualquer trabalho. Cuidado extremo com as crianças. Na dúvida ligue para os fabricantes de tinta, que mantém equipes técnicas especializadas para este tipo de consulta.

Custo:Não utilize somente produtos baratos. Para uma perfeita pintura compre sempre o melhor pincel e a melhor tinta. A peça de madeira também dever ser de qualidade.



٠٠٠٠٠٠٠٠
Preparação da peça ou objeto em madeira Pintura da peça ou objeto em madeira no modo usual Informações adicionais sobre técnicas de pintura usuais Técnica profissional de pintura em madeira com Pátina Cera Mural Informações sobre técnicas profissionais de pintura em madeira:DecapêPátina Utilização externa de peças de madeira

Preparação da peça ou objeto em madeira


Ao comprar a peça de madeira faça uma seleção procurando as mais perfeitas, pois o tempo que se perde para acertar é grande. Mesmo comprando uma peça bem lixada e acabada, ainda assim, às vezes pode aparecer um furo, como na foto ao lado, causado por um grampo


Devido a alta produção, os fornecedores de peças de madeira nem sempre terminam as peças com qualidade. Ao colar um fundo, ou na colagem das laterais sempre fica à mostra o lado do corte do MDF ou madeira e a própria emenda (o ideal é que as emendas não apareçam no trabalho final).
Uma opção para minorar o problema é aplicar nesses locais cola branca dissolvida em água.

As peças feitas com madeira trazem seus veios que deixam o trabalho muito bonito. Ao utilizar ceras mais claras, obtem-se efeito semelhante ao verniz e Stain (mais claros). Quando se utiliza ceras mais escuras ou tinta PVA ou acrílica os veios são relegados a um segundo plano.No caso do MDF você poderá aplicar lâminas para marchetaria. Normalmente, se utiliza o MDF no seu estado natural e no mercado existem vários fabricantes de MDF e alguns vêm com marcas como visto na foto ao lado.

Elimine todas as imperfeições da peça, utilizando massa F12 ou Sayerlack ou cola/seladora com serragem;

Após a secagem da massa, lixe a peça de madeira com qualidade (é muito importante que esta etapa seja perfeita). Uma opção é utilizar uma lixadeira elétrica.

Lixamento:
Para lixar a peça bruta ou com aplicação de massa para tirar as imperfeições utilize lixas.
Para lixar algum fundo nivelador utilize uma Scoth Brite. Quando fizer acertos com massa pode ser necessário passar um fundo nivelador (branco normalmente)

Uma opção muito utilizada como base (seladora) ou para amarelar (envelhecer) a peça é a aplicação da Goma Laca indiana. Também utilizada para posterior aplicação do Betume em pasta.Nos casos de pintura em Gesso é obrigatório o uso da Goma Laca Indiana.

A Soliarte revende a Goma Laca Indiana da marca Daiara, pronta para aplicação. Você poderá também utilizar em escamas (neste caso precisará dissolvê-la em álcool 99%). A peça ao lado recebeu como fundo a Goma Laca Indiana.

Após a secagem da Goma Laca Indiana você precisará lixar com uma Scoth Brite (ou lixa fina).
O ideal seria passar 2 demãos, lixando entre as aplicações.

Técnicas usuais de pintura em madeira
Pintura da peça ou objeto em madeira

Sempre que possível utilize tinta acrílica de qualidade em seus trabalhos, mesmo no modo usual.
Para iniciar a pintura do modo usual existem 2 caminhos:- O ideal para se ter um bom acabamento é utilizar o Fundo Branco (ou sintético) para Madeiras na madeira crua com imperfeições; ou- Passe uma mão de PVA branco como fundo (não recomendado pelos fabricantes de tintas) ou Acrílica;

Pinte com Tinta PVA ou Acrílica (2 demãos) ou passe verniz (2 demãos), na tonalidade desejada (pode ser uma pátina, envelhecimento ou qualquer outra técnica de pintura). Entre cada demão passe de leve a lixa fina ou esponja Scoth Brite;Após a pintura, deixe secar.

Notas importantes:
1 – Sempre entre as demãos deixe secar entre 3 a 4 horas (quando o tempo não é seguido o pincel pode deixar marcas, pois durante a pintura alguns locais recebem um pouco mais de tinta (tem um tempo de secagem maior) e o pincel não desliza normalmente));2 – Utilize sempre o melhor pincel, não vale a pena economizar neste item;3 – Lave sempre o pincel a cada demão. Utilize o produto Limpin Daiara (à venda na soliarte);4 – Nunca guarde um pincel sujo de tinta;5- A tinta tem que ter qualidade. Lembre-se sempre: “com um bom pincel e boa tinta, pintar dá prazer”;6- A combinação de cores é fundamental. Ao utilizar cores fortes cuidado para não ficar muito chocante o contraste. Nas cores claras é mais fácil combinar as cores, corre-se menos risco.
Proteção final da peça - usual Utilize o Verniz FC da Fusecolor. É simples de aplicar e dá um excelente acabamento na peça. Temos à venda em nossas Lojas o Fosco e Brilhante. Infelizmente não temos como enviar por Correio.

Informações adicionais sobre técnicas de pintura usuais:
Fundo para madeira
Existem vários produtos que podem ser utilizados com base, ou melhor fundo, para posterior aplicação de tinta. Sua função é proteger a madeira e tirar suas imperfeições. Importante: Ao utilizar fundo sintético deve-se mexer bastante, retirando o acúmulo do fundo da lata.
Primer Daiara;Fundo branco de vários fabricantes;Fundo sintético nivelador para Madeiras da Coral;
Se o trabalho é simples e sem maiores pretensões para vendas, o mais prático e rápido ainda é utilizar tinta branca PVA, principalmente com peça em MDF.
Envelhecimento
Laca incolor deve ser utilizada para impermeabilizar a peça antes da aplicação do betume no envelhecimento.Goma laca indiana (asa de barata) utilizada na peça de madeira deixando-a levemente amarelada, envelhecida. Também pode ser utilizada como fundo para posterior aplicação do betume no envelhecimento.
Betume – dissolva o betume em água raz antes da aplicação. Após, aplique sobre a goma laca (ou verniz) limpando em seguida com um pano.
Médium envelhecedor – base água – (3 tonalidade à venda na soliarte) aplique o médium envelhecedor delicadamente com um pano macio, pincel ou esponja, em um projeto já acabado, retirando o excesso antes de secar.
Acabamento acetinado
Verniz acrílico deve ser utilizada para que a peça fique com aspecto acetinado.
Brilho
Verniz geral da Daiara deve ser utilizada para que a peça fique com aspecto brilhante.
Brilho intenso
O produto Brilhomax da Daiara deixa a peça intensamente brilhante.
Purpurina
Utilize o Colante mordente da Daiara para dissolver a purpurina antes de aplicar na peça.
Tingimento da madeira
Médium envelhecedor – base água – (ação de stain) aplique o médium delicadamente com um pano macio, pincel ou esponja na madeira crua, podendo estar envernizada, selada ou não.
Pátina usual
Existem várias opções para dar um acabamento patinado de modo usual. Na pátina usual deverão aparecer os veios do látex aplicado como fundo ou base, criando um contraste entre 2 cores: · Aplique 2 demãos de tinta PVA, por exemplo na cor branco, após deixe a cor contrastante, por exemplo azul, aguada e aplique na peça. Após secagem, lixe com cuidado para que apareçam os veios onde se verá o branco do fundo;
· Utilize no lugar da cor contrastante um glaze. Ou tom sobre tom, azul com azul, por exemplo. Aplicado com pincel e deve ser retirado com pano antes da secagem;
· Suave pátina com aparência antiga. Neste caso utilize o Médium envelhecedor – base d’água.
Craquelê
Quando utilizados materiais de qualidade o acabamento é dos mais bonitos, fora a bela reação durante a secagem final, quando existe a quebra do material de acabamento.
Marmorizado
Quando uma superfície externa toma o aspecto do mármore, apresentando-se com raias e veias que imitam essa rocha. Pode-se aplicar a técnica da marmorização em paredes, móveis e outras bases, para conferir-lhes um aspecto de solidez. Na marmorização é possível imitar somente os desenhos (colunas e peças de gesso) ou a reprodução fiel das cores existentes nos mármores (paredes, móveis e pequenas peças. Use e abuse de sua criatividade.
Estuque
Revestimento ou ornatos feitos com uma massa preparada com gesso, água e cola. Para aplicar esta técnica com facilidade utiliza-se a massa corrida para dar relevo à superfície, que pode ser parede, madeira (móveis) e outros objetos. O segredo está no movimento que se faz com a espátula ao aplicar a massa corrida, e até utilização de espátulas especiais. A técnica Estuque pode ser feita com papel de seda, e é simples. Passe cola na peça (uma boa quantia, sem exagero), amasse o papel de seda e cole. Quando secar pinte com tinta látex, e após secar pinte com esmalte sintético acetinado, utilizando um pano ou estopa. Dissolva as tintas em aguarrás.

Técnica profissional de pintura em madeira com Pátina Cera Mural

Para complementar as informações técnicas sobre Pátina Cera, a Soliarte contou com a consultoriade Nildo Costa (o Neto da Casa do Restaurador).

A Pátina Cera Mural é um produto elaborado com matéria prima selecionada com extremo rigor, seguindo técnicas de produção de última geração. São utilizadas as melhores ceras e aditivos, com alta concentração de pigmentos. Como resultado, temos um produto que confere às peças um acabamento acetinado profissional, com grande poder de cobertura, fixação e rendimento. Na aquisição do produto você pode gastar um pouco mais, porém, compensa pelo resultado obtido e rendimento do produto. Excelente para pátinas e acabamentos especiais em madeiras (incluindo o MDF), resinas, cerâmica sem esmalte, terracota, papel, ferro e outras superfícies porosas, até mesmo a parafina.
No trabalho profissional você precisa tomar cuidados adicionais com a peça a ser encerada. O artesão sempre faz a diferença e precisa decidir se vai deixar a peça rústica sem maiores preocupações ou eliminar toda e qualquer imperfeição.

Dicas de como trabalhar com Pátina Cera Mural Color

Você poderá aplicar a Pátina Cera Mural diretamente na madeira (ou qualquer outra superfície) sem utilização de solvente. Para não deixar o pote da Pátina Cera aberto (ou sujar) transfira uma pequena quantidade para um pedaço de MDF, por exemplo. Coloque sempre uma pequena quantidade e vá repondo de acordo com a necessidade. Principalmente, quando utilizar várias cores.

Como aplicar a Pátina cera

Para aplicar a Pátina cera (em movimento circular) utilize a linha de pincéis cabo amarelo da Tigre (cerda Brasil-815) ou equivalente. Ajuda a espalhar com mais facilidade a cera. Também é utilizado na aplicação com batidas. Os tamanhos mais utilizados são o 18 e 20.
A limpeza do pincel é muito importante. Caso demore para limpar os pincéis, no caso da Pátina Cera você precisará utilizar o Diluente líquido Mural para limpeza dos pincéis.

Sempre que for aplicar a Pátina Cera cuidado com o excesso. Economize Pátina Cera. O rendimento da Pátina Cera é fabuloso. Observe que o pincel está com excesso de cera.
Coloque a menor quantidade possível de cera, é claro, que permita fluidez na aplicação. Tenha sempre um pedaço de papelão ou MDF para retirar o excesso antes da aplicação.

Na aplicação normal da Pátina Cera deve-se fazer movimentos circulares com o Pincel para se espalhar a cera.

Faça o movimento continuamente, tentando espalhar a cera, que está no pincel, na maior área possível. Observe para que não fiquem falhas na pintura.Sempre que for aplicar a Pátina Cera procure fazê-lo em movimento circular.

Apesar da Cera já vir pronta para aplicação, caso precise dar maior rendimento e cremosidade ao produto , misture o Diluente Sólido Mural (que é a base da Pátina cera, sem cor) com a Pátina Cera Mural. A quantidade a maior ou menor do diluente não altera a cor do produto. Se deixar o vidro de Pátina Cera destampado por muito tempo ou no decorrer de vários anos e a mesma endurecer, não se preocupe. Utilize o Diluente sólido para que a Cera volte a ter suas características normais.

Para dar maior fluidez (deixar mais aguada) a Pátina Cera Mural utilize o Diluente líquido Mural. Quando quiser aplicar a Pátina Cera mais rala, mais líquida, utilize sempre o Diluente líquido.

Deixe a pasta formada bem homogênea.

Na caixa ao lado está sendo aplicada a Pátina cera Mural diluída com o diluente líquido. A caixa não recebeu fundo. Foi aplicado diretamente no MDF. Espalhe a Cera, em movimento circular ou para efeito pátinado no sentido vertical.

Quando quiser deixar que os veios da madeira se sobressaiam passe uma camada muito fina de Pátina cera no sentido dos veios. Coloque uma quantidade bem pequena de cera.

Para aplicar tons prateados ou dourados na peça, após aplicação da Pátina Cera, utilize a Pasta Prata ou Ouro. A aplicação é feita com os dedos. Cuidado com o excesso. Passe um dedo sobre o outro para retirar o excesso e aplique. É uma delícia aplicar a Pasta. Tome um cuidado extremado para evitar o exagero.

Na caixa ao lado foi aplicado como fundo a Goma Laca Indiana. Após secagem foi aplicada Tinta acrílica Preta. Após, aplicou-se Pátina Cera cor rosa envelhecida. Como acabamento final foi aplicada delicadamente com pincel a Pasta Prata Mural.

A Caixa deste exemplo tinha as laterais em Pinus. Para destacar os veios do Pinus na lateral foi aplicada Pátina Cera em camada bem fina (superficial).

No MDF da tampa a Pátina cera (3 a 4 cores) foi aplicada com batidas do pincel 815-22. Pegue um pouco de Pátina cera e bata com o pincel até preencher o espaço de aplicação. Depois coloque outra cor no pincel e repita a aplicação em batidas. Como acabamento final passamos o Verniz Mural.

Detalhe da lateral da caixa onde se destacam os veios do Pinus. Utilizamos algumas cores como Van dycke e Ocre.

É possível transformar um porta-revistas numa peça de rara beleza e que poderá estar presente em qualquer ambiente.A Pátina Cera foi aplicada diretamente no MDF, sem fundo.

No tampo a Pátina Cera foi aplicada diretamente no MDF.Para um acabamento diferenciado utilizamos o Kit craquelador da Mural. O verniz base foi passado fartamente. Cuidado, é fundamental que toda a superfície fique com brilho. Caso contrário, passe outra demão. Para finalizar passe o craquelador.

Nas laterais do revisteiro foi aplicada Pátina Cera Ocre e Van dycke. Aplique em círculos a cor Van dycke e depois a ocre e assim por diante. Nas quinas, somente a Van dycke.

O abajur ao lado é feito em MDF (3mm(cúpula)).Como fundo foi aplicada tinta acrílica na cor preta. A seguir aplicamos com Pincel a Pasta prata.
A coluna ficou na cor preta acrílica.

Com a Pátina Cera Mural Color colorimos uma Caixa em MDF (foi aplicado um fundo de Cola branca bem aguada). Nas laterais metalizamos com a Pasta metálica cor Prata.Para dar feição de maleta colocamos os metais nas extremidades.

As ferragens (à venda na Soliarte) dão um destaque muito especial. Foram também colocadas ferragens complementares como dobradiça, fecho e alça (que estão à venda na Soliarte).Aplicamos com pincel dando efeito de pátina mesmo.

A estatueta em Gesso recebeu como base a Goma laca indiana. Após foi aplicada tinta acrílica preta.

Para dar a tonalidade dourada passamos a Pasta ouro com leves toques com o pincel 815-20.
Passe o pincel delicadamente, para a cor ouro não predominar.

Para um aspecto mais envelhecido foi aplicado um pouco de Pasta betume. Muito cuidado na aplicação.

Ao trabalhar com peças em gesso ou resina (apliques)deve aplicar inicialmente a goma laca indiana.
Após secagem da peça passe uma demão de Tinta acrílica, de qualidade, na cor preta.
Com um pincel passe delicadamente a Pasta ouro Mural.

Utilize o dedo dar um acabamento mais esmerado com a Pasta Ouro.Passe a menor quantidade possível de pasta no dedo.

Vá espalhando a Pasta Ouro Mural manualmente, evitando que a Pasta penetre nos orifícios da peça. Note o efeito obtido.Fenomenal e possível de se fazer com produtos de qualidade.

O vidro italiano ao lado (à venda na Loja Jarinu da Soliarte) foi lixado com lixa extremamente fina.
A seguir foram passadas 2 fartas demãos de verniz base do Kit craquelador Mural.
Após secagem, foi aplicado o craquelador.

Para realçar a quebra do craquelado passamos Pátina cera branca.

Laca Chinesa - Verniz com alta densidade e intensidade de brilho. Contém 40% de resina acrílica (base solvente), não amarela e proporciona um efeito vitrificado. Pode ser utilizado como verniz final para Pátina Cera, Acrílicos, etc. O resultado após 2 a 3 demãos de Laca Chinesa será uma película com aspecto de vitrificado, brilhante e transparente.Disponível em embalagens de 125 ml.

Aplique com um pincel bem macio, para não deixar marcas de pincel. Aplicar pelo menos duas demãos, para um melhor resultado (aplique a primeira demão, espere secar por 15 minutos e, então, dê a segunda demão). Este produto não amarela e proporciona um efeito vitrificado. Pode ser utilizado como verniz final para Pátina Cera, Acrílicos, etc. O resultado final será uma película com aspecto de vitrificado, brilhante e transparente.Necessita 72 horas para uma boa secagem, apesar de estar seco ao toque em poucas horas.Não embrulhar para transporte antes de uma semana ao ar livre.

Informações sobre técnicas profissionais de pintura em madeira:

Nas dicas abaixo, decapê e pátina, levamos em consideração informações e produtos da Sayerlack. O seu trabalho com mais qualidade. A Sayerlack é uma empresa nacional que utiliza tecnologia Italiana. Sempre que possível utilize revolver para aplicação dos produtos.

Decapê
No Decapê dá-se ênfase à massa aplicada.
Produto indicado: Decorare, base para efeitos em 2 latas: Massa decapê à base d'água e Verniz à base d'água. Não exala odores.
Passo a passo - Uso somente em interiores:

1- Prepare a superfície da madeira. Nas madeiras velhas lixe com lixa grana 100, depois com 150 e, finalmente com 220. Se houver desplacamento use removedor. Nas madeiras novas, lixe com granas 100, 150 e 220; 2- Remova o pó da peça; 3- Aplique a Massa para Decapê na peça com um pincel. Após aplicar a massa faça ranhuras com uma escova de lavar roupa ou pincel duro de cima para baixo e de baixo para cima. Preste atenção que o efeito será obtido na própria massa, sem aparecer os veios da madeira; 4- Deixe secar por 2 horas; 5- Repita a operação de aplicação da Massa para Decapê se quiser ranhuras mais acentuadas. O certo é passar 2 demãos de massa; 6- Deixe secar; 7- Utilize um tingidor (pode ser o Aquacolor da Sayerlack) diluído em água. Aplique com boneca ou pincel. Retire o excesso com um pano limpo (segundo a Sayerlack você pode misturar uma parte do verniz, que acompanha o kit decorare, para 2 partes do tingidor diluindo com água até obter a tonalidade desejada); 8- Deixe secar por 2 horas; 9- Lixe com grana 150 até conseguir o efeito desejado; 10- Retire o pó da peça; 11- Com um pincel aplique o verniz à base d'água diluído com 20% de água. Após 2 horas se quiser lixe a superfície com grana 320 e aplique outra demão de verniz; 12- Após 24 horas de secagem estará pronto.

Pátina

Na Pátina dá-se ênfase aos veios da madeira. Nos dicionários está escrito: Pátina- nas pinturas, oxidação das tintas ou do verniz pela ação do tempo e sua gradual transformação pela ação da luz. Camada de cor esverdeada que se forma no cobre ou no bronze depois de longa exposição à umidade atmosférica ou por tratamento com ácidos. Depósito que se forma na superfície de objetos ou edifícios antigos, dando-lhes uma coloração especial.
Pátina é um colorido que se dá artificialmente a certos objetos para envelhecê-los ou decorá-los. É muito utilizada em madeiras: em bandejas, móveis e até portas. Existem algumas técnicas em Pátina:

• Satinê - pátina com veios • Dragging - pátina com fundo • Douração - pode ser aplicada junto com qualquer outra técnica de pátina • Decapê - pátina com relevo
Pátina profissional passo a passo - Uso somente em interiores:

•••••• ••••
Prepare a superfície da madeira. Nas madeiras velhas remova totalmente a pintura antiga utilizando algum removedor de pintura. Após, lixe com lixa grana 100, depois com 150 e, finalmente com 220. Nas madeiras novas, lixe com granas 100, 150 e 220; Escove a madeira no sentido dos veios com escova de aço para forçar a abertura dos póros. Passe a lixa grana 220 de leve. Remova o pó da peça; Dilua a massa Decapê com água. Se quiser efeito colorido utilize o tingidor, misturando-o na massa. Aplique na peça com um pincel mácio ou boneca em movimento circular. Após aplicar a massa limpe com boneca (feita com um pedaço de pano) em movimento circular e depois no sentido dos veios. Na pátina a massa vai cobrir somente os veios da madeira.; Deixe secar por 3 a 4 horas; Lixe a superfície levemente com grana 320; Retire o pó da peça; Com um pincel aplique o verniz à base d'água diluido com 20% de água. Após 2 horas se quiser lixe a superfície com grana 320 e aplique outra demão de verniz (é o mais correto); Após 24 horas de secagem estará pronto.

Utilização externa de peças de madeira

Neste caso utilize o Verniz à base d'água Acquaplus da Sayerlack. Disponível em três cores: Imbuia, Mogno e Transparente. Para que o produto tenha maior durabilidade, aplique no mínimo uma demão do Verniz Acquaplus colorido. As versões coloridas conferem maior durabilidade que a transparente. Sempre aplique diluído com água de 10 a 30% .
Em madeiras com acabamento antigo remova toda a pintura com removedor. Utilize grana 120 e 180 para lixar. É fundamental retirar todo o pó e resíduos de cola antes de envernizar.

Nenhum comentário: