segunda-feira, 19 de março de 2007

Biscuit-Como Fazer

Biscuit
RECEITA DE MASSA PARA PRINCIPIANTES
Material
* 2 xícaras (chá) de Amido de milho (Maizena)
* 2 xícaras (chá) de Cola Cascorez Extra (rótulo azul)
* 2 colheres (sopa) de Vaselina Líquida
* 1 colher (sopa) de Suco de Limão (age como conservante)
* 1 colher (sopa) de Creme não gorduroso para as Mãos
* Tigela de vidro (para microondas) ou panela com revestimento interno antiaderente (para fogão)
* Colher de pau
Preparação no Fogão
Misture todos os ingredientes (exceto o creme para as mãos) numa panela antiaderente. Leve ao fogo brando, mexendo sempre com a colher de pau, até que a massa forme uma bola e solte do fundo e dos lados da panela. Cuidado para que as sobras que muitas vezes se alojam nas bordas da panela não se incorporem à massa.Espalhe sobre uma superfície lisa o creme para as mãos. Coloque a massa por cima, ainda quente. Sove bem a massa por vários minutos, quanto mais manuseá-la, melhor ela ficará para trabalhar. Pressione-a formando um rolo maciço e envolva a massa em papel filme (mesmo ainda morna) para evitar que resseque.
Preparo no Microondas
Coloque na tigela de vidro o amido de milho, a cola e a vaselina, e misture bem. Adicione o limão e misture. Coloque a tigela no microondas e regule para 1 minuto em potência alta. Retire a tigela e misture bem a massa com a colher de pau. Repita o processo por duas vezes mais, no total a massa ficará exposta por 3 (três) minutos às microondas.Espalhe sobre uma superfície lisa o creme para as mãos. Coloque a massa por cima, ainda quente. Sove bem a massa por vários minutos, quanto mais manuseá-la, melhor ela ficará para trabalhar. Pressione-a formando um rolo maciço e envolva a massa em papel filme (mesmo ainda morna) para evitar que resseque.
TRUQUES ÚTEIS PARA TRABALHAR COM PORCELANA FRIA
Cuidados Especiais
* Mantenha a massa não usada guardada em sacos hermeticamente fechados e armazenados em local fresco. Assim, consegue-se aumentar a sua durabilidade.
* Sempre que for manusear a massa de porcelana fria, lavar bem as mãos, para eliminar qualquer resíduo que possa prejudicar o resultado final do trabalho.
* Amornar a massa de porcelana fria entre as mãos antes de modelar ajuda a que ela adquira seu ponto ideal: suave, elástica e agradável ao tato. É sempre bom amassá-la um pouco sobre uma superfície lisa e bem limpa antes de utilizá-la.
* Utilizar um folha plástica transparente (60 cm x 30 cm) e um rolo de amassar, tamanho médio. Estes elementos também são utilizados para afinar a massa.
Sobre a Secagem das Peças
* Colocar as peças sobre um papel absorvente ou papel filme e deixar secar por muitas horas. As peças pequenas levam um 1 dia e as grandes, de 2 a 3 dias.
* Para secar as peças trabalhadas é conveniente colocá-las à sombra e num ambiente arejado, nunca ao ar livre. Não necessita ser levada ao forno, por isso é definida como "porcelana fria".
* Saiba que os trabalhos de porcelana fria diminuem um pouco de tamanho quando secam (mais ou menos 10%).
Sobre a Pintura das Peças
* As peças devem estar bem secas para que possam ser pintadas. As cores ficam mais intensas quando secam. Isto ocorre tanto com a massa tingida como com a pintura feita sobre a peça seca.
* Para tingir a massa de branco deve-se usar tinta óleo na cor branco titânio. Para pintar a peça de branco usa-se tinta óleo na cor branco zinco.
* Se optar por usar tinta óleo, não abuse da quantidade para não endurecer a massa. Acrescente apenas o suficiente para atingir a tonalidade desejada.
* É necessário amassar muito bem para que a cor seja agregada à massa, de forma homogênea, sem deixar manchas. Leve em conta que quando a massa seca a cor escurece muito.
* Para obter cores mais brilhantes, tinja a massa primeiro com a cor branca e depois com a cor desejada.
* Tipos de tinta mais adequados para tingir a massa: tinta a óleo, tinta para tecido (para obter cores claras) e os corantes para tinta látex.

Outras formas de fazer biscuit:
Massa Quente:3 xícaras de chá de maisena • 1 colher de sobremesa de cânfora moída e dissolvida em álcool • 2 colheres de sopa de benzoato de sódio • 2 colheres de sopa de araruta • 1 litro de cola Cascorez rótulo azul • 2 colheres de sopa de gordura vegetal derretida • 2 colheres de sobremesa de ácido cítrico dissolvido em água morna • 1 colher de chá de formalina.
Coloque todos os ingredientes numa panela revestida de material anti-aderente e leve ao fogo em banho-maria. Com uma colher de pau, vá mexendo até obter uma massa consistente, que não grude nos dedos. Retire do fogo e, em uma superfície lisa, sove massa vigorosamente. Adicione a formalina. Quando esfriar, guarde-a em saco plástico bem fechado.
Massa fria:• 1 xícara de café de maisena • 1 xícara de café de farinha de trigo • 1 xícara de café de cola branca e 1 colher de chá de creme para mãos não gordurosoMisture bem os ingredientes, sempre mantendo as mãos pulverizadas com um pouquinho de farinha de trigo, até a massa adquirir uma textura elástica. Conserve-a embrulhada em filme plástico.
Dicas: • Embalada em saco plástico, guardada na geladeira, a massa dura até um mês. • Máquina de abrir massa de macarrão é uma excelente ferramenta para modelagem de biscuit. • Para tingir o biscuit, adicione gotas de tinta a óleo em pequenas porções de massa, manuseando-as até o tom ficar uniforme.

Nenhum comentário: